Portal do Ministério Público do Estado do Rio Grande do Norte - Expansão do projeto Transformando Destinos chega a 16 municípios potiguares
 Imprimir 

Lançamento oficial do projeto será realizado nesta sexta (20), na Procuradoria-Geral de Justiça, em Natal
 
 
O projeto Transformando Destinos: Interiorizando a Política sobre Drogas inaugura uma nova fase de expansão, chegando a 16 novos municípios, para totalizar 21 cidades integrantes, além do Governo do Estado. O evento de lançamento oficial do projeto ocorrerá nesta sexta-feira (20), às 9h, na sede da Procuradoria-Geral de Justiça, em Natal. Na ocasião, haverá a assinatura de Acordos de Cooperação Técnica, selando a parceria com os Executivos Municipais, e a palestra tratando sobre a prevenção ao uso de drogas.
 
A iniciativa é desenvolvida desde 2015 pelo Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN), em parceria com a Associação do Ministério Público do RN (Ampern) e apoio do Ministério Público do Trabalho. O Transformando Destinos atua nos eixos da prevenção, do cuidado e da repressão ao tráfico ilícito de entorpecentes, com base na integração entre os setores e os entes.
 
Desde então, o projeto atua na indução da política pública sobre drogas junto aos Executivos Estadual e dos Municípios de Natal, Parnamirim, Mossoró, Parelhas e Macau, nos eixos da prevenção ao uso, do cuidado ao usuário e sua família e da repressão ao tráfico ilícito de entorpecentes, buscando uma atuação integrada, articulada e solidária entre os diversos atores responsáveis pela temática.
 
O evento contará com a presença de parceiros e autoridades da área, além dos prefeitos e secretariados das pastas que lidam com a temática, como Saúde, Assistência Social, Educação, Segurança, sempre de acordo com a estrutura do município.
 
Os novos municípios a integrar o Transformando Destinos são: Areia Branca, Assu, Baraúna, Caicó, Canguaretama, Ceará-Mirim, Currais Novos, Extremoz, João Câmara, Macaíba, Nova Cruz, Pau dos Ferros, Santa Cruz, Santo Antônio, São Gonçalo do Amarante e São José de Mipibu, contando com o apoio da Associação do Ministério Público do Rio Grande do Norte e com o patrocínio do Ministério Público do Trabalho, através da Procuradoria Regional do Trabalho da 21ª Região.
 
Além das assinaturas dos Acordos de Cooperação Técnica, teremos a palestra da Profª Dra. Zila Sanchez, especialista em Prevenção ao Uso de Drogas, professora do Departamento de Medicina Preventiva da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e integrante do Comitê Internacional de Diretrizes de Prevenção do Escritório das Nações Unidas para Drogas e Crimes (UNODC).
 
Programação
20 de julho de 2018
9h – Abertura Oficial: Assinatura dos Acordos de Cooperação Técnica entre os municípios e o Ministério Público do Rio Grande do Norte.
10h30min – Coffee Break
11h – Palestra: Desafios e possibilidades de prevenção ao uso e ao abuso de álcool e outras drogas. Palestrante: Dra. Zila Sanchez